A compra de um apartamento envolve uma grande quantidade de detalhes. Afinal, estamos falando de uma aquisição grande. Por isso, cada fator deve ser muito bem pensado, sempre levando em conta o que será melhor para os moradores. Uma das dúvidas que surgem com certa frequência durante esse processo é a respeito da quantidade de quartos. O que você acha que é melhor: um apartamento de 2 quartos ou um apartamento de 3 quartos?

Na sequência deste texto, a Donno Imóveis responde essa pergunta. Iremos mostrar alguns dos principais benefícios de cada um dos dois, assim como seus pontos negativos. Por fim, ajudaremos a tirar essa dúvida da cabeça de quem ainda não tem certeza de qual escolher.

Se você quer saber o que é melhor, um apartamento de 2 quartos ou um apartamento de 3 quartos, continue a leitura abaixo, compare as vantagens e desvantagens e saiba mais!

 

Vantagens e desvantagens de um apartamento de 2 quartos

A primeira grande vantagem de um apartamento de 2 quartos é o espaço reduzido. Muitas pessoas podem pensar que isso não é uma vantagem; mas, no final das contas, adianta ter um espaço que você não precisa? 

Para aqueles que não o usariam regularmente, é muito possível que o quarto a mais acabe se tornando um canto de bagunça. Além disso, ganha-se um cômodo a mais para limpar. E isso tudo sem citar outro benefício que vem com a redução do espaço: a redução do preço. O valor de um apartamento de 2 quartos é, por padrão, menor que o de um de 3 quartos.

Isso não quer dizer, no entanto, que não existam desvantagens. Se você tem o costume de receber visitas, ter um quarto a mais para elas é algo interessante. Normalmente, isso não é possível em um apartamento de 2 quartos.

E ainda é preciso pensar também no tamanho da família hoje e nos planos para o tamanho da família no futuro. Caso existam planos de que ela aumente, ter um quarto a mais é uma ótima forma de estar bem preparado para isso. Com um apartamento de 2 quartos, isso não acontece.

 

Vantagens e desvantagens de um apartamento de 3 quartos

Seguimos para as vantagens e desvantagens de um apartamento de 3 quartos. Elas são o contrário do que podemos observar no imóvel de 2 quartos. Isso quer dizer que a primeira vantagem aqui é o espaço a mais. Quando estamos tratando de uma família com 2 filhos ou mais, o espaço é algo fundamental e que não pode ser dispensado de jeito nenhum.

O mesmo serve para uma família com 1 filho e com um pai ou mãe que trabalha em casa. O terceiro quarto pode ser transformado em um escritório, deixando o local ideal para o home office. Outras possibilidades são o quarto de visitas que citamos anteriormente e até mesmo uma brinquedoteca para a criança.

Por outro lado, as desvantagens também existem aqui. Para que uma família seja capaz de comprar um apartamento de 3 quartos com certa tranquilidade, ela precisa contar com uma renda mensal alta. Isso porque, como já citado, um apartamento de 3 quartos grande pode ser bem caro.

 

No final das contas, qual escolher?

Como você pôde ver a partir dos exemplos dados, a escolha do apartamento ideal depende da situação da família que irá morar nele. Se estivermos tratando de uma família grande ou que tem planos de crescer, um apartamento de 3 quartos pode ser a melhor escolha.

Já no caso de famílias pequenas, ou de casais sem filhos, o apartamento de 2 quartos vem a ser a melhor alternativa. Isso porque, com ele, nenhum espaço desnecessário sobra, tudo é bem utilizado e ganha-se uma considerável economia na aquisição do imóvel.

Independente da quantidade de quartos, algumas características que qualquer apartamento deve ter são qualidade, boa localização e preços justos. Você pode encontrar todos esses atributos nos apartamentos e também nas casas disponibilizados pela Donno Imóveis. Veja nossas opções através deste link e encontre a ideal para você e sua família!

 

E se tiver gostado do texto e quiser continuar recebendo o nosso conteúdo, não deixe de nos seguir nas redes sociais! A Donno Imóveis está presente tanto no Facebook quanto no Instagram!