Existem algumas dúvidas que todas as pessoas têm quando estão buscando por um novo local para morar. A localização, o tamanho do imóvel e a quantidade de quartos estão entre essas questões. Mas uma das mais importantes, e também uma das primeiras a surgir, é a clássica: casa ou apartamento? Como ambos apresentam suas vantagens e desvantagens, a escolha pode variar de pessoa para pessoa.

Na sequência deste texto, a Donno Imóveis te ajuda a colocar todos estes prós e contras no papel, comparando um por um e mostrando qual opção é a mais viável para cada situação. Caso você seja um dos que ainda tem essa dúvida, não se preocupe; nós iremos mostrar todos os pontos que devem ser considerados.

Continue a leitura abaixo e confira!

 

Prós e contras de morar em uma casa

A primeira grande vantagem de morar em uma casa é o fato de não ter que lidar de maneira direta com vizinhos de cima ou de baixo, como acontece em apartamentos, e nem precisar seguir um regimento de condomínio. É você quem faz as regras e a preocupação com seus barulhos não precisa ser nem um pouco grande. Além disso, morar em uma casa também é algo que proporciona muito mais privacidade; sem ter que dividir áreas de lazer, elevadores e afins.

Outra vantagem, que não é uma regra mas costuma ser um padrão, é o tamanho. É muito mais comum encontrar casas grandes do que apartamentos grandes. Para aqueles que têm o tamanho como uma das prioridades, uma casa pode pesar mais — especialmente por ser mais fácil de ser encontrada em tamanhos avantajados.

No entanto, não podemos deixar de citar os contras. A desvantagem mais lembrada de uma casa é a segurança. Casas são, naturalmente, muito mais expostas que apartamentos. Se a intenção é reduzir ao máximo o risco de assaltos, é preciso fazer um investimento muito alto em segurança, incluindo portões, cercas elétricas e monitoramento.

Outro contra que deve ser citado é o custo de manutenção. Caso algo dê algum problema, os custos de reparo são todos do proprietário; quando o mesmo acontece em um prédio, os mesmos custos são divididos entre todos os moradores.

 

Prós e contras de morar em um apartamento

Depois de avaliar os prós e contras das casas, passamos para os apartamentos. A primeira vantagem mais clara é o preço e facilidade de ser encontrado. Apartamentos quase sempre são a maioria da cartela de imobiliárias — e eles quase sempre têm preços, seja de aluguel ou venda, muito mais interessantes.

Além disso, eles são mais práticos e mais seguros. Práticos porque as estruturas de quase todos os condomínios permitem que muitas atividades sejam feitas sem a necessidade de ir para a rua. E seguros por motivos óbvios: portarias e centrais de monitoramento que têm o controle de todas as pessoas que entram e saem estão presentes condomínios de todos os tipos.

Já os contras são exatamente o contrário dos prós de uma casa. Ao morar em apartamento, é preciso ter a consciência de que existem algumas regras de condomínio que precisam ser respeitadas, sob o risco da aplicação de multas. Todo o barulho deve ser evitado para que problemas maiores não aconteçam.

Por fim, mais uma desvantagem é a falta de privacidade. Muitas vezes, será comum dar de cara com vizinhos nos corredores, o que pode ser desconfortável para quem não é muito fã deste tipo de interação.

 

Casa ou apartamento: qual escolher?

Agora que você já conhece os prós e contras de ambos, é a hora de escolher: ir morar em casa ou apartamento? A verdade é que a escolha dependerá das suas prioridades e do seu estilo de vida.

Você é uma pessoa que já tem uma família, precisa de espaço e preza por sua privacidade acima de tudo? Nesse caso, provavelmente uma casa pode ser a melhor escolha para seu caso.

Por outro lado, se você é jovem, tem uma vida mais dinâmica e não precisa de tanto espaço assim, um apartamento pode ser mais interessante.

O ideal mesmo é colocar todas as características na balança e, só depois disso, definir se o melhor é uma casa ou apartamento.

 

A Donno Imóveis tem opções de casa ou apartamento!

A melhor notícia disso tudo é que, independente da sua escolha, você pode contar com a Donno Imóveis! Nós temos tanto casas quanto apartamentos; o imóvel ideal de qualquer um pode ser encontrado aqui conosco. Acesse nosso catálogo e veja o que podemos oferecer para você!

E se gostou deste texto, não deixe de seguir a Donno Imóveis no Facebook!