Se você tem o sonho da casa própria, que tal participar de um lançamento imobiliário? Esse tipo de situação oferece uma série de vantagens para os interessados em comprar um apartamento.

Por isso, caso você tenha a oportunidade de comprar um imóvel em um lançamento imobiliário, vale a pena aproveitar essa chance. Especialmente assim que as construtoras voltarem com a agenda de lançamentos.

Caso ainda não tenha se convencido de que essa pode ser uma boa oportunidade para você, veja abaixo algumas vantagens que deixam claro por que vale a pena participar de um lançamento imobiliário.

1. Um lançamento imobiliário gera melhor custo-benefício ao comprador

Quando você vai comprar um imóvel em lançamento imobiliário, normalmente você pagará menos do que pagaria caso comprasse o mesmo apartamento já todo pronto para morar. Na média do mercado, é possível dizer que o valor pode chegar a ser 20% mais baixo do que o de um imóvel pronto.

Isso significa uma série de coisas, mas a melhor delas é que torna-se mais fácil pagar por esse imóvel. Pense em um financiamento via o Minha Casa Minha Vida Florianópolis, por exemplo. Como o valor do apartamento em um lançamento é mais barato, isso significa que você pode comprá-lo com uma entrada menor do que se adquirisse o imóvel já pronto.

Além disso, as parcelas também seriam menores, tanto na Tabela SAC ou Price.

Isso sem falar no fato de que o imóvel vai se valorizar bastante depois, ou seja: você pode acabar possuindo um imóvel até 20% mais valioso se aproveitar para comprá-lo no lançamento.

2. A documentação é mais simples em imóvel de lançamento

Uma das etapas que as pessoas enfrentam ao comprar imóvel em Florianópolis ou em regiões próximas, é ter que lidar com a documentação, especialmente se o imóvel for pronto. 

Para se ter uma ideia, comprando um imóvel pronto, sem financiamento bancário, no valor de 190 mil, limite do MCMV para região, você deverá pagar a Escritura Pública, ITBI e Registro de Imóveis, o que poderá chegar a média de 4% do valor do imóvel. 

Já para quem vai comprar um imóvel em lançamento imobiliário no Minha Casa Minha Vida, por exemplo, a situação é bem mais simples. Não há a necessidade de pagar uma escritura pública de compra e venda, pois o contrato de financiamento já tem poder de escritura. 

Seria necessário somente o pagamento do Registro de Imóveis e o ITBI, além da taxa do financiamento, que nesse caso é das menores entre as taxas bancárias. 

Nesse caso você poderia economizar quase 50% nos valores pagos em relação ao mesmo imóvel sem financiamento na etapa de lançamento. Além da construtora geralmente fazer o trabalho de registro por você.  

Por isso, para quem não quer ter dor de cabeça correndo atrás de documentos, o lançamento de imóveis é a melhor opção.

3. O lançamento de imóveis permite maior customização

Quando você vai comprar uma casa ou qualquer outro imóvel já prontos, você terá de levar o pacote completo. Sim, é possível reformar uma parede depois, trocar o revestimento da cozinha ou mudar as maçanetas das portas. No entanto, tudo isso terá de sair do seu bolso, incluindo o serviço de instalação da customização.

Já em um lançamento imobiliário, a possibilidade de personalizar o imóvel e deixá-lo com a sua cara é maior.

É claro que não é possível alterar tudo no projeto, mas dá para fazer escolhas dentro das opções que a construtora tem disponível. Por exemplo, em alguns lançamentos existe a possibilidade de definir se você prefere ter um quarto a mais no seu lar ou quartos maiores com suíte.

Já em outros, é possível definir se você quer ter revestimentos específicos no piso ou na parede, escolher modelo de janelas e outras opções específicas.

Portanto, vale a pena conversar com a construtora para saber quais são as condições de customização do imóvel que você pretende comprar.

4. O lançamento imobiliário oferece maior tempo para se planejar

Se você comprar um imóvel em um lançamento imobiliário, você não o receberá imediatamente. Na verdade, vai levar algum tempo até que a obra seja finalizada e você possa se mudar para o seu novo lar.

No entanto, esse tempo pode ser muito útil para você planejar toda a sua mudança, os móveis que você vai comprar, a decoração e muito mais.

Nesses meses de construção, você poderá juntar o dinheiro para comprar a geladeira dos seus sonhos, aquela máquina de lavar que você namora quando vai ao shopping ou até mesmo a TV 4K que você sempre quis.

Além de juntar dinheiro, esse período também é útil para você aproveitar por promoções, descontos e até mesmo pela famosa Black Friday. Quem sabe você não acha negócios ótimos e decora o seu apartamento pagando muito menos?

5. É mais fácil financiar os imóveis de lançamentos

Para concluir, a quinta vantagem de comprar um apartamento em um lançamento imobiliário é que fica mais fácil obter o financiamento.

Isso porque um lançamento costuma ser um esforço conjunto da construtora, de imobiliárias e até mesmo de bancos. Portanto, é possível encontrar taxas de juros mais vantajosas, especialmente se você entrar mais cedo no negócio.

Dessa forma, você encontra as melhores condições pelo caminho e pode garantir que será mais fácil realizar o sonho da casa própria.

E aí, gostou de aprender quais são as vantagens de comprar um imóvel em um lançamento imobiliário? Se você ficou convencido de que essa é a melhor opção possível para você, entre em contato com a gente e saiba como podemos ajudar a encontrar o seu novo lar!