Quando o proprietário de um imóvel coloca sua propriedade para vender, o cenário ideal que ele imagina é que poucas semanas sejam suficientes para fechar um negócio. Contudo, o que acontece na maioria dos casos é uma decepção, visto que o tempo de venda acaba sendo muito maior. Com o passar dos meses, muitos começam a se perguntar por que seu imóvel está demorando para vender.

A verdade é que os motivos por trás disso podem ser os mais variados — a começar pelo tempo médio de venda de um imóvel no Brasil, indo até características específicas do imóvel em questão. A situação ideal é que todos os proprietários saibam o tempo que um imóvel costuma levar para ser vendido por aqui, além de conhecerem outras razões e evitá-las.

Na sequência deste texto, nós falamos justamente sobre isso. Mostramos o que pesquisas revelam em relação ao tempo médio de venda de um imóvel no Brasil e ainda listamos possíveis razões que podem ser a causa do seu imóvel estar demorando para vender.

Acompanhe!

 

Quanto tempo, em média, um imóvel demora para ser vendido?

Para saber essa informação, basta olharmos para as pesquisas. Um estudo realizado em 2017 pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) mostrou que um imóvel demorava aproximadamente 1 ano e 4 meses para ser vendido no Brasil. 

Para quem espera vender sua casa ou apartamento em poucas semanas, o número é um verdadeiro balde de água fria. No entanto, é importante conhecê-lo para garantir que as expectativas estejam alinhadas com a realidade.

Quando comparamos o dado com o observado em outros países, podemos ver que o tempo médio do Brasil é consideravelmente alto. Enquanto demoramos quase um ano e meio, países como o Reino Unido e os Estados Unidos não costumam levar mais que 6 meses.

Esse tempo médio alto pode ser explicado por algumas razões. Veja na sequência:

 

Por que meu imóvel está demorando para vender?

 

Anúncio incompleto ou mal feito

Para atrair compradores em potencial, o anúncio do imóvel deve conter todos os atributos que o diferenciam de outros imóveis semelhantes. Quando a descrição não destaca informações relevantes ou deixa de incluir detalhes substanciais, menos compradores em potencial são atraídos e, consequentemente, mais tempo o imóvel demora para vender.

Com o objetivo de evitar que isso aconteça, assegure-se de que o anúncio seja o mais completo possível. Qual é a característica mais atrativa do seu imóvel? Ela pode ser considerada um diferencial? Se sim, faça questão de destacá-la. É muito provável que ela ajude a vender o imóvel antes do esperado.

 

Mau estado de conservação

Em muitos casos, o imóvel à venda possui tudo: é espaçoso, tem atributos únicos, está bem localizado e ainda é relativamente barato; mas, mesmo assim, está demorando para vender. Neste caso, existe a possibilidade de que ele não esteja muito bem conservado. Tanto em fotos quanto em visitas, o estado de conservação é importantíssimo para causar uma boa impressão.

Se o seu imóvel não está tão bem conservado, uma dica para que ele demore menos para vender é realizar uma pequena reforma. Ela pode acabar sendo custosa, mas será muito efetiva para atrair compradores. No final das contas, reformar para recuperar o bom estado de conservação é um investimento que vale a pena.

 

Preço muito acima do mercado

Na maioria das vezes, o preço que proprietários imaginam para seus imóveis é muito mais alto que a média do mercado. Dificilmente um imóvel muito caro será vendido, especialmente em um intervalo de tempo curto. A situação mais provável é que o comprador busque um outro imóvel com características similares e um preço menor.

O ideal aqui para garantir que seu preço esteja de acordo com a realidade do mercado é contar com o apoio de especialistas, isto é, uma imobiliária localizada na região. Apenas ela tem o conhecimento do mercado imobiliário do bairro em que seu imóvel está localizado, sendo o guia perfeito para indicar o valor adequado.

 

Falta de conhecimento especializado

E falando em imobiliárias… Uma tendência que tem sido observada nos últimos anos é o crescimento do número de proprietários que buscam venda direta, sem a intermediação de uma empresa especializada. Muitas vezes, é exatamente isso que pode fazer o imóvel estar demorando para vender.

Isso porque todos os problemas que citamos acima nem chegam a acontecer quando uma imobiliária está envolvida. Ela elabora o melhor anúncio, recomenda uma reforma se ela for necessária e indica o preço que será atrativo para os compradores e satisfatório para o proprietário.

Quando esse conhecimento, aliado à experiência de anos de mercado, não faz parte da venda, a demora na venda ocorre com mais facilidade.

 

E aí, entendeu por que seu imóvel está demorando para vender? Se você quer evitar este problema e quer vender um imóvel no Norte da Ilha, entre em contato com a Donno Imóveis! Nós temos toda a experiência necessária e oferecemos um serviço de qualidade para você e seu futuro comprador!

E se tiver gostado do texto e quiser receber mais, siga a Donno Imóveis no Facebook e no Instagram!