Atualmente, cerca de 63 milhões de brasileiros estão endividados no mercado. Isso significa que muita gente por aí quer saber se quem tem nome sujo pode financiar imóvel.

Afinal, é muito raro comprar um imóvel sem obter um financiamento imobiliário com alguma instituição bancária. No entanto, quem está inadimplente com as suas dívidas, provavelmente tem receio de poder tentar comprar um imóvel.

Será que quem tem nome sujo pode financiar imóvel? Ou é necessário pagar as suas dívidas primeiro antes de tentar realizar o sonho da casa própria? É o que veremos neste artigo. Se você está nessa situação, siga a leitura do artigo para aprender mais sobre o assunto!

Quem tem nome sujo pode financiar imóvel?

Comecemos com a pergunta principal deste artigo: afinal, quem tem nome sujo pode financiar imóvel? Sim! Mas apenas sob algumas condições.

Pessoas com nome em listas de restrição de crédito do Serasa ou do SPC podem financiar imóveis pelo programa Minha Casa Minha Vida. 

Essas pessoas podem apenas financiar um imóvel se estiverem na Faixa 1 do programa, que é destinada a habitações de interesse social.

No programa Minha Casa Minha Vida Florianópolis, as pessoas que se encaixam na Faixa 1 têm renda inferior a R$1,6 mil mensais. Essas pessoas podem comprar um imóvel por meio do modelo de sorteio realizado pelo governo. Nesse caso, elas recebem subsídio do governo que chega a 95% do valor da mensalidade do financiamento.

Além disso, o sistema do Minha Casa Minha Vida para a Faixa 1 não faz análise de crédito na hora de selecionar os sorteados para o programa e, portanto, os escolhidos podem comprar a casa ou apartamento mesmo com o nome sujo.

Já as pessoas que estão com o nome sujo, mas não se encontram dentro das condições da Faixa 1 do Minha Casa Minha Vida ou não querem esperar o sistema de sorteio do governo, não podem financiar imóvel.

Como limpar o nome para poder financiar imóvel?

Nós já vimos que quem tem nome sujo pode financiar imóvel apenas no sistema de sorteio do Minha Casa Minha Vida. Por isso, caso você queira comprar seu apartamento ou casa pelas outras faixas do programa ou por outros métodos de financiamento imobiliário, precisará limpar o seu nome em primeiro lugar.

Mas como fazer isso? Existe alguma maneira fácil de conseguir limpar o seu nome e eliminar as restrições de crédito? Veja algumas dicas úteis a seguir!

Organize o seu orçamento mensal

O primeiro passo para conseguir limpar o seu nome é organizar o seu orçamento mensal para que você não fique mais com dívidas.

Pense na situação como se fosse construir uma casa. Você acha que o imóvel ficaria de pé se fosse construído em cima de um terreno pantanoso? Não, né?

É necessário ter uma base estrutural forte para poder construir alguma coisa. Por isso, antes sequer de começar a negociar com os credores, é importante colocar ordem na casa e arrumar seus gastos para que você não entre em novas dívidas.

Busque novas fontes de renda

Buscar por novas fontes de renda pode ser uma excelente maneira de conseguir aumentar o dinheiro disponível para limpar o seu nome na praça.

Para quem tem um carro, é possível trabalhar aos fins de semana com aplicativos de motoristas ou de entregas. Isso ajudará a garantir algum dinheiro extra.

Quem não tem carro, pode tentar empreender de alguma outra forma. É possível pegar trabalhos de costura, fazer doces ou até mesmo pequenos reparos nas casas das pessoas.

Hoje em dia, existem muitos sites e plataformas digitais que ajudam as pessoas com habilidades especiais a encontrarem bicos para fazer.

Espere por um feirão para obter descontos

Depois que você já tiver as suas contas em ordem e arranjado uma nova fonte de renda para aumentar sua capacidade de pagar as dívidas, espere pelo próximo feirão organizado pelo SPC ou pelo Serasa.

Normalmente, esses feirões podem oferecer descontos de até 95% da dívida para quem está com o nome sujo. Isso significa que você conseguirá reduzir muito o valor devido e ficará mais fácil de limpar seu nome.

Pague a primeira parcela para os seus credores

Depois de negociar as dívidas com seus credores no feirão, pague a primeira parcela do financiamento obtido.

Por lei, os credores devem retirar o seu nome das listas de restrições de crédito assim que você pagar a primeira parcela.

Em seguida, com o nome limpo, você já poderá fazer o seu financiamento imobiliário.

No entanto, nós recomendamos que primeiro você pague todas as dívidas. Isso porque o financiamento poderá consumir até 30% do seu orçamento e, por isso, poderá colocá-lo em novas dívidas.

Portanto, o melhor é fazer as coisas com calma para evitar problemas financeiros no futuro.

Pronto! Agora você já sabe que quem tem nome sujo pode financiar imóvel, mas também aprendeu como limpar o seu para que possa obter melhores financiamentos imobiliários no futuro.

Quer mais dicas de como comprar a sua primeira casa? Então curta nossa página no Facebook para acompanhar nossos posts por lá!