A pandemia do novo coronavírus tem causado danos sanitários gigantescos no mundo todo (já passamos de mais de 1 milhão de infectados no planeta), mas também alguns danos econômicos. É por isso que criou-se uma maneira de pausar parcelas do financiamento habitacional Caixa.

Quem tem um financiamento de imóvel com a Caixa Econômica Federal pode pedir uma pausa emergencial no pagamento de três prestações. A possibilidade faz parte das medidas anunciadas para conter os efeitos do coronavírus na economia. Segundo a Caixa, é possível fazer o pedido por aplicativo ou pelo telefone.

Quer saber como fazer esse procedimento? Então siga a leitura abaixo!

Como funciona a pausa no crédito imobiliário?

Tanto o financiamento habitacional (SBPE, FGTS e FGTS MCMV) quanto Crédito Imóvel Próprio (CIP) podem ter até 3 prestações suspensas. Para o CIP, no entanto, há o requisito do cliente já ter pago no mínimo 11 prestações desde a contratação.

Para pausar parcelas do financiamento habitacional Caixa, basta acessar o Aplicativo Habitação CAIXA ou ligar 3004-1105 e 0800 726 0505, depois selecionar a opção 7.

Assim, você não precisa ir até uma agência da Caixa para pedir a pausa, uma vez que sair de casa é contra as recomendações para enfrentar o coronavírus. Aliás, nem adiantaria sair de casa, pois 70% do contingente da Caixa está trabalhando via home office e você não conseguiria ser atendido.

Mas atenção: tem direito ao benefício os contratos que estão em dia ou com, no máximo, duas prestações atrasadas e os clientes que não estejam em uso do FGTS para pagamento das parcelas.

Clientes do crédito imobiliário da Caixa Econômica Federal fora dessas condições não terão direito a pausar parcelas do financiamento habitacional Caixa.

Como pedir a pausa pelo aplicativo

Se você quer pausar parcelas do financiamento habitacional Caixa, veja abaixo as instruções para fazer isso pelo aplicativo Habitação CAIXA:

  • Baixe o aplicativo “Habitação Caixa”, disponível para Android e iOS;
  • Abra o aplicativo e clique em “Solicitar Pausa”;
  • O aplicativo perguntará se você deseja usar “caixa.gov.br” para iniciar a sessão. Escolha “Continuar”;
  • Se já tiver cadastro, informe seu CPF e clique em “Próximo”. Na tela seguinte, digite a senha. Se não tiver cadastro, escolha “Cadastre-se” e siga as instruções para definir uma senha;
  • Leia o informativo e clique em “Próximo”;
  • Informe o número do celular e clique no ícone que autoriza a Caixa a enviar SMS sobre a sua solicitação;
  • Clique em “Solicitar pausa”. Será gerado um número de protocolo. A Caixa entrará em contato por SMS com informações sobre a solicitação.

Além de pedir a pausa pelo aplicativo, ele é muito útil para outras informações. Por ele, é possível verificar quais são as prestações em aberto, conferir detalhes de cada parcela, emitir demonstrativos de todas as cobranças, mudar a data de vencimento das prestações e até mesmo alterar a conta para débito.

Se o seu imóvel estiver em construção, como por exemplo em um empreendimento do Minha Casa Minha Vida Florianópolis, você poderá conferir as fases de construção do imóvel.

Como pedir a pausa por telefone

Já se você prefere falar com um atendente ou fazer o procedimento pelo telefone, também é possível sem muitas dificuldades.

Para isso, ligue para os telefones 3004-1105 ou 0800 726 0505 e escolha a opção 7. Será preciso informar o número da conta na Caixa. Se não tiver, será necessário informar o número do CPF.

O atendente informará quais são os passos necessários para pausar parcelas do financiamento habitacional Caixa. Lembrando que você tem o direito de pausar 3 parcelas.

Quem não pode pedir a pausa?

Nem todos os clientes que têm financiamento com a Caixa Econômica Federal podem solicitar pela pausa nas prestações do crédito.

Existem dois requisitos que excluem os clientes desse direito. São eles:

  • Quem usa o FGTS para pagamento de parte da prestação;
  • Quem está com mais de duas prestações em atraso. 

No entanto, quem está com mais de duas prestações em atraso pode fazer uma renegociação de dívida para deixar de estar inadimplente e, assim, poder pausar parcelas do financiamento habitacional Caixa.

Para isso, basta ligar no número 0800 726 8068 e selecionar a opção 8. Então, um atendente vai responder e informar sobre as condições e os próximos passos.

Mais informações sobre pausar parcelas do financiamento habitacional Caixa

Caso você precise de mais informações sobre como utilizar o aplicativo Habitação Caixa para pausar parcelas do financiamento habitacional Caixa, é possível assistir ao vídeo com passo a passo que o banco disponibilizou no YouTube.

Basta clicar aqui para assistir!

Por enquanto, a Caixa Econômica Federal divulgou que mais de 800 mil pedidos para suspensão temporária dos pagamentos dos financiamentos imobiliários já foram apresentados.

Com a possibilidade de pausar parcelas do financiamento habitacional Caixa, você poderá enfrentar mais facilmente as dificuldades do coronavírus. Agora é só solicitar a suspensão e ficar em casa,  esperando o pior passar e aguardando novas determinações.

Não esqueça de curtir nossa página no Facebook para acompanhar mais novidades!